Massa folhada – SEM GÚTEN

Massa folhada – SEM GÚTEN

 

INGREDIENTES
500g farinha sem glúten;
425g manteiga
2 gemas* (opcional)
150 mL água fria
1 c.sobremesa de sal (se a manteiga tiver sal use apenas 1c. café)
Preço médio: €4.53 por 900g massa s/ glúten

Comece por colocar a farinha na mesa de trabalho, e faça um montinho, abra uma cova no centro e junte cerca de 1/3 da manteiga (que deve estar à temperatura ambiente), misture preferencialmente à mão.
Faça novamente um montinho e abra outra cova no centro, junte as gemas batidas com o sal e amasse, junte mais 1/3 da manteiga cortada em pedaços ou amolecida e aos poucos vá juntando a água fria. Amasse, envolva a bola de massa em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 20 min.

Retire a massa do frigorífico e estenda numa superfície enfarinhada, estenda com um rolo da massa enfarinhada e faça um rectângulo com cerca de 40 x 20cm, com cerca de 0,5cm de espessura. Dobre a massa em três partes e antes de dobrar coloque a restante manteiga em pedaços espalhada sobre a massa, dobre então de baixo pro meio, e de cima pro meio, estilo envelope. Vire a massa com as dobras para baixo, e estenda novamente  até obter o tamanho inicial (com a mesma espessura) e dobre novamente como um envelope. Envolva novamente em película aderente e leve por mais 20 min. ao frigorífico.

Após esse tempo retire a massa e repita o processo de tender e dobrar duas vezes, ou mais até obter uma  espessura de cerca de 1cm, dependendo da utilização que lhe pretender destinar. Enrole em película, para não secar, e coloque no frigorífico. Caso pretenda usar de imediato deixe repousar 30 – 40 min. ou guarde no congelador.

Cheers    =)

*ASO – Se não juntar as gemas, adicione um pouco mais de água.



17 thoughts on “Massa folhada – SEM GÚTEN”

    • Maria Fonseca, boa tarde.
      Antes de mais, grata pelo comentário/questão.

      Quando falo em farinha sem glúten pode ser a que preferir.
      Normalmente uso uma mistura de milho e arroz, mas também poderá usar com soja, alfarroba e até com trigo sarraceno.
      Dependendo do país onde nos encontramos, poderemos fazer um preparado com diversos produtos como: fécula de batata; grão de bico; farinha de amêndoas; farinha de fubá; etc.
      Colocarei ainda hoje um post sobre as misturas de farinha.

      Cheers =)

    • Lúcia, muito gratos pelos comentários e questões.
      De facto havia ali alguns atalhos na forma como escrevemos a receita, já editámos para que ficasse mais perceptível.
      Caso ainda tenha mais questões, sinta-se à vontade para as colocar.
      Cheers =)

  • Boa noite

    É possível utilizar a manteiga folhada normal ? e fazer o processo que utilizamos para fazer massa folhada normal ou só dá certo se for a seguir estes passos?

    Muito obrigado

  • OLÁ , NÃO POSSO COMER DERIVADOS DO LEITE, O QUE POSSO USAR PARA

    SUBSTITUIR A MANTEIGA NA RECEITA DE MASSA FOLHADA?

    • Olá Regina.
      Se não encontrar manteiga de origem vegetal, pode experimentar óleo de coco, pois quando está sólido tem uma consistência semelhante à da manteiga à temperatura ambiente. No entanto, pode ficar com massa folhada com ligeiro sabor a côco, o que em certos pratos pode não ser o ideal.
      Cheers =)

  • boa tarde,para fazer a massa folhada com trigo sarraceno posso substituir a manteiga e o óleo de coco por amido de tapioca?obrigada

    • Olá Ana.
      O amido de tapioca funciona geralmente como espessante e por isso é um aliado das farinhas, poderá usar em conjunto com outras misturas.
      Quanto ao óleo de côco, poderá usar qualquer óleo vegetal, sendo que actualmente gosto de usar amendoim pois não deixa um sabor muito forte nos preparados.

      Cheers =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *