Fotografia de comida – iluminação – painel de difusão
1. INTRODUÇÃO
Quando precisamos de fotografar comida, quer seja para publicar num blog ou para partilhar com os amigos, deparamo-nos com alguns problemas comuns:
- A falta de luz, devido a existir apenas um ponto de luz superior, correspondente à luz de tecto;
- Reflexos e brancos queimados quando se utiliza o flash incorporado na máquina;
- Grande contraste e sombras duras, muito marcadas, devido à luz direta não filtrada.
Neste segundo artigo de uma série sobre técnicas para melhorar as suas fotografias, apresentamos uma solução de iluminação de custo baixo a moderado. Consiste num conjunto com ponto de luz forte, com um difusor de grandes dimensões. Os materiais são menos comuns, mas poderá encontra-los em qualquer loja de bricolage:
2. MATERIAIS
- Foco portátil de halogénio, com o mínimo de 400W;
- Tubos PVC estreitos (4x 75cm);
- Papel vegetal / papel de arroz;
- Fita adesiva;
- Placa PVC branca de média dimensão.
3. DIFUSOR
O difusor consiste simplesmente numa moldura com papel vegetal. Pode ser construido a partir de 4 tubos PVC, com as dimensões necessárias para a maior parte das situações. O difusor apresentado na fotografia, possui tubos com cerca de 75cm, que foram cortados a partir de um unico tubo PVC de 3 metros. Os tubos foram depois unidos com fita-cola larga. Neste caso usámos papel de arroz, mas poderá ser utilizado papel vegetal (de culinária, pois é inclusive resistente ao calor).
(Veja o resultado na receita de crepes sem glúten)
4. PROJECTOR
O foco utilizado, é a adaptação de um foco de exterior com uma ficha de interior. O preço desta soluçao é substancialmente mais baixo do que o da compra de um foco portátil e tem funcionado sem problemas. O foco na fotografia tem a potencia de 400W, mas se possível utilize de 500W.
(Veja o resultado na receita de berbigão à Bulhão Pato)
Sempre que possível utilize o foco com a mesma direcção e sentido de fontes de luz que já existam, como a luz da janela ou outros pontos de luz, de forma a ter uma iluminação mais natural. Utilize sempre a placa PVC branca no sentido oposto ao do foco e difusor de luz, de forma a que este reflita e ilumine as sombras do objecto iluminado.
(Veja o resultado na receita de berbigão à Bulhão Pato)
5. EXEMPLOS
Mais alguns exemplos de fotografias que utilizaram esta técnica de iluminação:
(Veja o resultado na receita de bolachas de erva doce sem glúten)
(Veja o resultado na receita de Amêndoas da Páscoa Light Sem Glúten e Sem Lactose)
6. SUGESTÕES
Como dica, caso esteja em situações de muita iluminação, utlize na mesma a placa PVC branca de reflexão, de forma a iluminar as sombras. Caso a luz natural seja muito forte, utilize também o difusor em frente à janela, de forma a eliminar os indesejados reflexos fortes e sombras duras.
Boas fotografias e boas receitas!
Cheers =)
Lista de artigos da série fotografia de comida:
I. Fotografia de comida – iluminação – caixa de luz
II. Fotografia de comida – iluminação – painel de difusão





