1. INTRODUÇÃO
Quando queremos fotografar comida para publicar num blog ou para partilhar com os amigos, deparamo-nos com alguns problemas comuns:
- Iluminação insuficiente – a luz natural é pouco intensa e/ou a iluminação que temos na divisão não se adequa (candeeiro de tecto, candeeiro de leitura). Mesmo que se utilize uma exposição longa recorrendo a um tripé, a fotografia fica sem contraste devido à direcção da luz. Problemas de iluminação na direcção contrária à direcção do ponto ou pontos de luz.
- Iluminação directa – luz excessiva directa também é um problema. Tanto a luz natural como artificial, quando incide directamente nos objectos, provoca reflexos, brancos queimados, grande contraste e sombras duras. Origina também problemas de iluminação na direcção contrária ao ponto de luz.
Neste terceiro artigo de uma serie sobre técnicas para melhorar as suas fotografias, apresentamos uma solução de iluminação de custo relativamente baixo. Os valores podem variar bastante de acordo com a marca e modelo. Neste tutorial apresentamos uma solução de componentes de baixo custo mas de boa qualidade e sem falhas de usabilidade ou fiabilidade.
2. MATERIAL UTILIZADO
- Flash Sigma EF-610 DG ST
- Triggers Yongnuo 603 II
- Softbox Godox 60x90cm
- Tripe de 2 metros (sem marca)
- Pé para flash com suporte para softbox e tripé (sem marca)
3. REQUISITOS
O flash e os triggers têm de ter interface compatível com a máquina fotográfica. Neste exemplo são versões para Canon.

Utilizamos uma solução de triggers wireless simples, com o flash em modo manual. O primeiro trigger é montado na máquina fotográfica e o segundo no flash.

A softbox utilizada é de geometria rectangular por ser o que melhor se adapta à fotografia de comida na nossa opinião. Isto porque os reflexos que podem eventualmente aparecer nos objectos são de linhas rectas. Tantos as dimensões da softbox como do tripé têm-se revelado adequadas. O difusor é suficientemente grande para iluminar cenas grandes e o tripé permite uma grande amplitude de montagens.

4. INSTRUÇÕES DE ILUMINAÇÃO
Relativamente à montagem da iluminação, partimos sempre de um esquema de luz lateral traseira. É simples e eficaz e evoluimos a partir daí.

Para saber mais sobre esquemas de iluminação de comida, aconselhamos o seguinte artigo: https://expertphotography.com/food-photography-lighting/
Seguem os primeiros resultados obtidos com este setup:


E alguns artigos já publicados no nosso site, fotografados com este sistema:



Boas fotografias e boas receitas!
Cheers =)
Lista de artigos da série fotografia de comida:
I. Fotografia de comida – iluminação – caixa de luz
II. Fotografia de comida – iluminação – painel de difusão
III. Fotografia de comida – iluminação – flash speedlight