Folar de Páscoa com licor de anis

Folar com anis

INGREDIENTESgluten_free
1,5kg farinha sem glúten
400g açúcar
4+2 ovos
50g banha
50g manteiga
11g fermento de padeiro
10g sal
1 limão
700mL leite
1 cálice de licor de anis
Preço médio: 6.70€ p/ 4 folares familiares

Comece por aquecer o leite, e junte num alguidar a farinha (primeiro apenas 1kg) com o fermento (se for sólido diluía num pouco de leite morno, se for seco simplesmente junte), envolva bem e junte raspas de limão e o sal, comece a amassar tudo de preferência com as mãos à medida que vai adicionando o leite morno. Derreta a banha junto com a manteiga e adicione lentamente à massa, batendo-a sempre de forma a que se descole do alguidar (dá-se a esta técnica o nome de “sovar a massa”).

Adicione então o açúcar juntamente com os (4)ovos batidos e o licor. Se necessário, caso a massa esteja muito húmica, junte o resto da farinha. Cubra o alguidar com película aderente e panos (ou se preferir cobertores), deixe levedar no mínimo 3 horas, até atingir mais ou menos o dobro (convém que o alguidar coberto fique numa zona mais ou menos quente), o ideal será deixar a massa a levedar de um dia para o outro.

Folar_anis
Após a levedura, separe a massa em cinco bolas, dê em quatro delas uma pancada por cima para ficarem ligeiramente abolachadas, e trace uma cruz em cada (5x5cm). No centro da cruz coloque 1 ovo bem cozido e frio, com a quinta bola faça 8 cordões (cerca de 6cm cada)que colocará por cima dos ovos também em cruz.

Pincele as massas com os 2ovos batidos e coloque num tabuleiro de ir ao forno (deixe algum espaço entre eles pois ainda irão crescer um pouco mais), pré-aquecido a 150ºC por cerca de 1 a 1h30min.

Cheers    =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *