Tronco de Natal Sem Glúten

Tronco de Natal sem glúten
gluten_free
INGREDIENTES
Massa:
6 ovos
150g açúcar
190g farinha Sem Glúten
1 limão
1 c.café fermento Sem Glúten
Cobertura:
1 lata 400g leite condensado
1 tablete 200g chocolate p/ culinária
Cerejas em calda
Folhas decorativas
Preço médio: 5.20€ p/ 12 fatias

Comece por bater as claras em castelo bem firmes e reserve. Bata depois as gemas com o açúcar e raspa do limão, até obter uma massa homogénea e fofa. Comece a juntar aos poucos a farinha e pare de bater quando a mistura começar a fazer folhas. Envolva neste preparado as claras em castelo, sem bater para não perder o ar.

Verta a mistura numa forma rectangular grande forrada com papel vegetal (barre um pouco da forma com manteiga para que o papel adira melhor). Leve ao forno a 190ºC por cerca de 15minutos, até que a massa fique dourada por cima.

Quando estiver cozida, desenforme a massa para cima de um pano humedecido polvilhado com açúcar. Enquanto a massa ainda está quente, espalhe o recheio que mais gostar: doce de framboesa, laranja, chila, chocolate, etc. e enrole a massa com ajuda do pano, apertando bem e deixando arrefecer ainda fechado.

Entretanto, parta o chocolate em pedaços para uma taça de vidro e leve ao microondas, na potência máxima por cerca de 2min, para que derreta. Junte o leite condensado cozido* na quantidade que for do seu agrado, entre metade ou o total da lata. Misture bem e barre a torta enquanto a mistura ainda estiver pastosa.

Decore a gosto, com as cerejas e folhas, e polvilhe com açúcar em pó ou côco ralado.

Cheers    =)

*Dica: Para cozer o leite condensado, coloque a lata fechada na panela de pressão, junte água até cobrir e duas colheres de sopa de vinagre. Deixe ferver por 1h30.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *