Sementes de Chia e de Linhaça

Chia e Linhaça
SEMENTES DE CHIA

As sementes de chia são ricas em fibras, com cerca de 37g de fibra por 100g de sementes. Estas contribuem para aumentar a saciedade e regular o trânsito intestinal. como também são ricas em cálcio, fósforo e manganês, contribuem para a saúde dos ossos. Estas sementes contêm mais ómega-3 do que o salmão e  mais antioxidantes que os mirtilos.
Podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que  melhora a qualidade e a consistência das fezes, ajudando muito nos casos de diarreia.

Estas sementes têm um tamanho pequeno, ligueiramente oval e podem ser brancas ou castanhas (escuras e claras). O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.
De ter em atenção que cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias, por isso não convém consumir mais do que 2 a 3 c. sopa de sementes de chia por dia.

São muito usadas a acompanhar iogurtes, cereais e saladas, mas podem muito bem ser usadas em bolos e bolachas, ou até em bebidas, inteiras ou moídas.
No nosso site temos exemplos de utilização, como:

SEMENTES DE LINHAÇA
As sementes de linhaça em ómega-3, proteínas e fibras. Estas contribuem para o aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular, ajudando no combate à anemia, ajuda nos casos de prisão de ventre (ao contrário das sementes de chia), diminuem os sintomas da TPM e da menopausa porque têm boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana que têm um papel semelhante ao estrogenio que é o hormonio feminino.
Estas sementes trazem mais benefícios se estiverem moídas, porque a semente inteira tem casca dura e é dificil de digerir, no entanto é fácil de moer pode passá-la num processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não fique totalmente em pó, ou mais tempo se pretender obter uma espécie de farinha.

São muito usadas em iogurtes, saladas, sumos, misturadas com cereais e massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura de uma receita, por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, substitua por 1 c. sopa de sementes de linhaça moídas.
De ter em atenção que em contacto com água a fibra da linhaça duplica, pelo que deve consumi-la acompanhada de líquidos (cerca de 100ml de líquidos por cada colher de sopa de linhaça) como água, leite ou sumo de fruta. Pode também juntar ao iogurte ou requeijão, por exemplo.

Nas nossas receitas ainda não incorporámos a linhaça, mas poderá fazê-lo em qualquer um dos bolos para obter uma textura mais fofa, como por exemplo:

 

Cheers   =)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *