Perú assado

Peru assadoINGREDIENTES
2kg perúgluten_free
10 dentes d’alho
1 cebola grande
500mL vinho
2 cenouras
2 laranjas
100mL água
azeite q.b.
sal, piri-piri e cravinho q.b.
Preço médio 12.60€ p/ 4pessoas

Comece, dois dias antes (preferencialmente), por temperar o perú deixando marinar. Prepare uma pasta de alho, alho picado, piri-piri e cravinho, esfregue tudo no perú (se for inteiro, apenas por dentro) e coloque o perú num tabuleiro de ir ao forno (se usar metades ou partes, esfregue toda a carne).

Disponha em volta do perú, a cebola cortada finamente, as cenouras em cubos, junte o vinho cortado com a água e o sumo de laranja, reserve. Se usar um perú inteiro, dê golpes na casca de uma das laranjas e insira dentro da cavidade do perú.

Deixe marinar e vá rodando o perú no tabuleiro. No dia de servir, coloque o perú no tabuleiro com a pele para cima, adicione sobre a pele um fio de azeite, cubra com papel de alumínio e leve ao forno a cerca de 150ºC, e deixe assar lentamente, regando frequentemente com o molho da marinada. Em média, o perú demora cerca de 30min por cada kg a cozinhar. Quando o tempo estiver quase a terminar, retire a folha de alumínio e coloque o forno em modo “grill” para que a pele fique tostada.

Sirva com batata assada,  verduras salteadas, arroz branco ou uma bela salada.

Cheers    =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *