Massa folhada – SEM GÚTEN

Massa Folhada

INGREDIENTES
500g farinha sem glúten;
425g manteiga
2 gemas* (opcional)
150 mL água fria
1 c.sobremesa de sal (se a manteiga tiver sal use apenas 1c. café)
Preço médio: €4.53 por 900g massa s/ glúten

Comece por colocar a farinha na mesa de trabalho, e faça um montinho, abra uma cova no centro e junte cerca de 1/3 da manteiga (que deve estar à temperatura ambiente), misture preferencialmente à mão.
Faça novamente um montinho e abra outra cova no centro, junte as gemas batidas com o sal e amasse, junte mais 1/3 da manteiga cortada em pedaços ou amolecida e aos poucos vá juntando a água fria. Amasse, envolva a bola de massa em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 20 min.

Retire a massa do frigorífico e estenda numa superfície enfarinhada, estenda com um rolo da massa enfarinhada e faça um rectângulo com cerca de 40 x 20cm, com cerca de 0,5cm de espessura. Dobre a massa em três partes e antes de dobrar coloque a restante manteiga em pedaços espalhada sobre a massa, dobre então de baixo pro meio, e de cima pro meio, estilo envelope. Vire a massa com as dobras para baixo, e estenda novamente  até obter o tamanho inicial (com a mesma espessura) e dobre novamente como um envelope. Envolva novamente em película aderente e leve por mais 20 min. ao frigorífico.

Após esse tempo retire a massa e repita o processo de tender e dobrar duas vezes, ou mais até obter uma  espessura de cerca de 1cm, dependendo da utilização que lhe pretender destinar. Enrole em película, para não secar, e coloque no frigorífico. Caso pretenda usar de imediato deixe repousar 30 – 40 min. ou guarde no congelador.

Cheers    =)

*ASO – Se não juntar as gemas, adicione um pouco mais de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *