Filhós (sonhos) de abóbora sem glúten

INGREDIENTES
1,5 kg abóbora
3 ovos
3 laranjas – raspa
100g açúcar
10g fermento de padeiro
600g farinha sem glúten
2dl sumo de laranja
50 mL aguardente
Sal q.b.
Canela em pó e açúcar q.b.
Óleo para fritar
Preço médio: €9.36 p/ cerca de 50 filhós sem glúten

Comece por descascar a abóbora, limpar de sementes e cortá-la em pedaços. Coloque a cozer por cerca de 30min. numa panela com água e uma pitada de sal. No fim de cozida escorra-a muito bem (de preferência de um dia para o outro).

Dissolva o fermento no sumo de laranja. Desfaça a abóbora escorrida num alguidar grande (se tiver daqueles antigo de barro, melhor), pode usar uma batedeira com varas em espiral, ou se for da sua preferência use as mãos. Adicione a raspa das laranjas, vá envolvendo bem à medida que junta o sumo com o fermento, aguardente, açúcar, um ovo de cada vez e a farinha.
Amasse bem a mistura até que esta comece espontâneamente a fazer bolhinhas. Se achar a massa muito líquida adicione mais farinha e rectifique o açúcar.

Cubra o alguidar com um pano grosso e deixe repousar por pelo menos 2horas em local quente. Pode usar a frente de uma lareira/salamandra acesa, ou colocar num forno pré-aquecido em temperatura baixa (caso use o forno, cubra o fundo do alguidar para não derreter nem cozer a massa). A massa irá duplicar em tamanho, por isso tenha em atenção as dimensões do recipiente.

Após este processo, aqueça o óleo numa frigideira ou fritadeira, e com uma colher vá dispondo a massa para fritar. Quando estiverem douradas retire e coloque numa rede sobre papel absorvente. Depois de escorridas, ainda quentes, passe-as por uma prato onde misturou açúcar e canela em pó, nas proporções que apreciar.

Cheers    =)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *