Caldeirada de peixe

caldeirada de peixe
INGREDIENTES

600g batatas
1 cebola grandegluten_free
1 pimento vermelho
1 pimento verde
3 tomates maduros
200mL vinho branco
2 kg mistura de peixe para caldeirada
2 folhas de louro
1 raminho de coentros
azeite q.b.
sal e pimenta
Preço médio: 13.77€ p/ 6 pessoas

Comece por descascar e cortar a cebola em rodelas finas, disponha metade num tacho onde colocou previamente um fio de azeite e as folhas de louro. Por cima das rodelas de cebola, coloque também metade das batatas em rodelas (deverão ter cerca de 0,5cm de espessura) e na próxima camada coloque os pimentos em rodelas (não esqueça de remover as sementes). Junte os tomates cortados em pedaços (se não tiver tomate maduro pode a mesma porção de tomate enlatado ou usar 5-6 colheres de sopa de polpa de tomate). Repita as camadas, tempere de sal, pimenta, mais um fio de azeite, regue com o vinho e deixe cozinhar com tampa por cerca de 10min. Agite de vez em quando.

Caldeirada de peixe

Tempere o peixe de sal, tendo em atenção ao tipo de peixe para a quantidade de sal e tempo de “salgadura”, caso opte por juntar lulas ferva-as primeiro à parte e reserve o caldo. Se juntar ameijoa reserve-as de modo a que fiquem na parte superior de todas as camadas.

Ao fim de 10-15minutos de cozedura junte os peixes e se for do seu gosto deite mais uma pitada de sal e pimenta (ou se preferir use malaguetas picadas), tape e deixe cozinhar o peixe por cerca de 10 minutos, colocando nos últimos 5minutos de cozedura as ameijoas. Vá agitando o tacho ao longo desse tempo para que não agarre (não use colheres para mexer, para que os legumes não se partam nem o peixe e batatas se desfaçam).

Rectifique os temperos e sirva com um vinho branco/verde bem fresco.
Cheers    =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *