Bolo de chocolate Sem Farinha

Bolo de choco s/ farinha com gelado

gluten_free

INGREDIENTES
180g chocolate em barra
140g açúcar amarelo
1 c.café sal
110g manteiga sem sal
1 c.chá café solúvel (opcional)
1 c.chá extracto baunilha (opcional)
3 ovos grandes
40g cacau em pó
Preço médio: 2.90€ p/ 8 a 12 fatias

Comece por aquecer o forno a 190ºC, se não tiver uma forma redonda de silicione, unte uma forma normal com margarina e forre com papel vegetal no fundo. Use de preferência uma forma com 15 ou 20cm de diâmetro (eu usei uma forma de 30cm e por isso o bolo ficou muito baixinho).

Derreta o chocolate com a manteiga (em banho-maria ou no microondas), misture bem e transfira a mistura para uma taça. Misture o açúcar, aos poucos à medida que vai batendo, junte o sal e o café solúvel (este vai realçar o sabor do chocolate) e se gostar/tiver o extracto de baunilha (não usei nesta receita).

Bata os ovos à parte e junte ao preparado misturando bem, até fazer bolhas, adicione então o cacau em pó. Irá ficar com uma consistência líquida estilo a mousse de chocolate.
Bolo de choco sem farinha - forma
Verta a massa na forma que preparou previamente e leve a cozer por cerca de 25min, a cerca de 190ºC, até que fique com uma crosta fina e quebrada por cima. Teste com o palito e desligue o forno quando o palito sair apenas com algumas migalhas húmidas. Se tiver um termómetro de cozinha, desligue o forno quando o termómetro marcar 90-93ºC.

Remova do forno e deixe arrefecer cerca de 5min antes de desenformar. Não deixe arrefecer demais senão o bolo pode partir-se ao desenformar.

Sirva com uma bola de gelado, chantilly ou fruta, pois o bolo é muito rico em chocolate e precisa de algo que o equilibre.

Cheers    =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *